Muitos empreendedores concentram seus esforços em promover seus produtos e serviços nas redes sociais investindo dinheiro para promover postagens e anúncios.  Com essa prática conseguem veicular suas soluções para um número maior de pessoas e realizar vendas. 

Até ai tudo bem, mas o que muitos não percebem é que  existem técnicas para aumentar as vendas e com um mesmo investimento extrair muito mais das Redes Sociais. Ex: Nome, Email e Telefone de quem visualizou o anúncio.

alerta divtecQuando você patrocina uma postagem, o Facebook por exemplo lhe dá métricas de quantas pessoas foram atingidas, mas ele não te diz quem são estas pessoas. Você na prática não sabe quem elas são para iniciar um relacionamento e isso é um problema, pois toda vez terá que investir  mais dinheiro para alcançar as mesmas pessoas.

Quem atua apenas postando nas redes sociais sem uma estrutura de automação de Marketing  acaba investindo muito mais tempo e dinheiro com um retorno muito menor.  Você já parou para pensar como as Grandes Marcas Atuam? 

Confira o esquema abaixo:

automacao de marketing

 

Todas as grandes marcas utilizam as redes sociais para divilgar seus produtos e serviços. Mas não fazem do Facebook ou Instagram a sua base. A conversão ocorre em um site, uma plataforma própria. Quando você vê um anuncio de um tênis e clica nele para onde é direcionado?  Quando você vê um post de uma oferta incrivel com um super desconto o que acontece se você clicar no anúncio?  Aquele curso de inglês ou qualquer outro curso que você quer fazer  e aproveitar a oferta onde ocorre o cadastro? Com certeza não é no Facebook.  

As redes sociais servem para divulgar, mas a estrutrua de conteúdo deve estar na sua plataforma organizada. Veja mais sobre este assunto neste Artigo.

1. ATRAÇÃO

Através de posts patrocinados ou não em redes sociais, mensagens de WhatsApp ou envio de email, com alguma oferta ou elemento para chamar a atenção do seu público alvo ocorre o direcionamento do interessado para um site ou landing page com formulário para interação.

 

2.GERAÇÃO DE LEADS(POTENCIAIS)

Na sua Plataforma: Website ou Landing Page, existe uma oferta irresistível como uma avaliação Gratuíta, um Ebook Grátis ou um cupom de desconto. Algo que faça o Lead(potencial) preencher o formulário com seu nome, email ou telefone.  Neste momento automaticamente o potencial está cadastrado no seu sistema de relacioamento e você ira começar a construir de forma automatizada uma lista de contatos que não teria apenas postando anuncios isoladamente nas redes sociais.  Uma vez capturado o Lead(potencial) ele se torna um ativo da usa empresa para campanhas de vendas.

 

3. RELACIONAMENTO COM SEU PÚBLICO

Com o sistema de automação de Marketing é possível criar campanhas de email marketign para contruir valor por meio de conteúdo relevante com sua lista. É possível organizar os leads em segmentos e direcionar emails automtáticos de acordo com o comportamento deles.  Ex:  Separar os leads em "Potenciais que clicaram em determinado link" ou que abriram um email. 

Uma vez que um potencial preenche o formulário e é cadastrado automaticamente no sistema de automação, ele passa a receber emails com links e informações dos seus produtos e serviços de forma automática. É possível estruturar a campanha de forma que ele receba emails em um intervalo de dias ou após concluir uma ação como abrir um email ou clicar em algum link. 

Uma boa campanha de email marketing educa e informa o interessado sobre seus produtos e serviços gerando mais e mais interesse para que a conversão ocorra.

* O relacioamento uma vez que você capturou o email, telefone e demais informações do usuário também pode ocorrer por  contatos offline como Telefone, WhatsApp entre outras formas. Contudo o Email marketing ainda é muito mais efetivo, pois possibilita o envio de links e conteúdos  diversos. O ideal é trabalhar em todas as frentes possíveis.

 

4. CONSTRUIR VALOR NA SUA MARCA, PRODUTOS OU SERVIÇOS

Vivemos a era do Marketing de Conteúdo.  Hoje em dia as empresas precisam se engajar com o seu público alvo fornecendo conteúdo relevante. 

Depois de você adquirir o ativo mais importante: o email e telefone de potencias realmente interessados nas suas soluções, está na hora construir relacionamento com base em conteúdo educativo de qualidade. Intercalando com o conteúdo ofertas para aquisição dos seus produtos e serviços. Dessa forma de forma bem menos invasiva você vai entrando na cabeça do seu publico alvo, da sua persona e gerando confiança na sua marca.

 

5. FECHAMENTO DA NEGOCIAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

Após construir valor nutrindo seus leads com informações relevantes vários deles se tornarão clientes adquirindo seus produtos e serviços. Esse processo é constante e automatizado. Um lead que foi convertido em cliente pode entrar em novas listas com outras abordagens para adquirir novos produtos e serviços ao mesmo tempo que seu sistema de automação continua a coletar potenciais. 

 

Se você teve paciência e leu todo o  conteúdo acima, compreendeu porque a AUTOMAÇÃO DE MARKETING trará muito mais resultado com o seu tempo e dinheiro investido do que apenas postar nas redes sociais sem uma estrutura mínima para coletar, engajar  e converter potenciais em clientes. 

 O Fluxo ideal é mostrado abaixo:::

maquina de vendas

 

Utilizando um sistema de automação de Marketing com o mesmo esforço e investimento em anúncios nas redes sociais e google, você passará a construir uma Lista de Contatos Potencias consistente e qualificada.

Fazendo uso da sua lista de potenciais de forma estruturada e planejada seus resultados aumentarão considerávelmente.

 

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